Projetos Sociais

SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), vinculado ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolve atividades voltadas à prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social de crianças e adolescentes. O programa busca desenvolver relações de afetividade e sociabilidade, valorizando o resgate cultural e familiar, a partir de vivências lúdicas.


SCFV - TRABALHO EDUCATIVO

Em parceria com a FASC, o Programa Trabalho Educativo tem como fundamento assegurar espaços de vivências afetivas, humanas e sociais, contemplando ações teóricas e práticas na formação integral dos educandos. É desenvolvido com atividades pedagógicas, focadas na formação pessoal, social e profissional.


SAF

O Serviço de Atendimento Familiar (SAF) apoia o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Restinga, a fim de melhorar a distribuição territorial, promovendo a qualificação e ampliação do atendimento da Proteção Social Básica (PSB). Inicialmente é feita uma acolhida com o objetivo de criar o vínculo profissional/usuário e encaminhá-los para programas e projetos que melhorem suas condições sociais. O atendimento chega ao número de 140 por mês. O SAF funciona como porta de entrada para projetos, programas e políticas públicas.


CASA LAR

Em parceria com a FASC, as Casas “Lar” são abrigos de pequeno porte, de até oito crianças ou adolescentes, atendidas por mãe e pai social, em espaço residencial. As crianças possuem um ambiente familiar onde são cuidadas e cumprem uma rotina diária, que inclui colégio e atividades do Sase e Cidade Escola.


RESTAURANTE SOLIDÁRIO

O restaurante fornece almoço gratuito para 80 moradores de rua, recicladores de papel e pessoas sem renda de segunda a sexta. Os candidatos são cadastrados e recebem visitas periódicas de um agente do Centro Social.


PROGRAMA ARROZ

Mensalmente 300 famílias ganham 5 kg de arroz. A distribuição fica a cargo dos agentes sociais do Centro Social. Os alimentos são entregues no terceiro domingo de cada mês.


PROGRAMA GERAÇÃO DE RENDA

Por mês, cerca de 60 famílias do Bairro Restinga Velha ganham orientações sobre o mercado de trabalho e direitos trabalhistas.

 

Projeto Jam Skatinga e o Centro Social Padre Pedro Leonardi

Rompendo as expectativas, na zona sul de Porto Alegre, mais precisamente no Bairro Restinga, o Centro Social Padre Pedro Leonardi, da Paróquia Nossa Senhora da Restinga, com mais de 13 anos de atuação no Terceiro Setor e com relevantes serviços prestados na área social no Bairro Restinga. O projeto JAM SKATINGA é um trabalho que pensa a cultura do skate como ferramenta social capaz de educar, profissionalizar e transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social da região.  A palavra “JAM” é uma gíria comum utilizada entre os skatistas e tem como significado “reunir a galera para andar de skate”. Com este conceito que nasce na cultura do skate a ideia é transportá-lo para o universo da geração de renda e promoção de cultura neste território afastado do centro urbano de Porto Alegre

Não só pelo projeto de produção dos shapes o Centro social Construiu , contando com parceiros da iniciativa privada e os Colorados de Fé, a construção de uma pista de Street Skate, de 200², que esta em funcionamento onde desenvolve oficinas durante a semana e é aberta à comunidade nos sábados e domingos.

O que é o projeto Jam Skatinga

Por onde passa a formação a formação dos jovens na no projeto de formação e capacitação do ateliê de serigrafia e marcenaria voltada para a produção dos shapes.

1-Oficinas pedagógicas de iniciação e progressão na prática do Skate;

2- Elaboração e fabricação de shapes para skate com a característica única que só a artesania na produção deste artefato pode oferecer. Perpassando por todo processo de idealização, recorte, prensagem, impressão em serigrafia, acabamento e distribuição;

3- Ateliê de artes gráficas com foco na capacitação para que os jovens dominem a técnica de criação artevisual voltada para a produção de imagens que farão a decoração dos shapes e estampas em camisetas.

4- Formação continuada com oficinas de Relações humanas voltadas para o trabalho cooperativado, estímulo da criatividade e promoção de uma cultura de colaboração e desenvolvimento social.

A marca Jam skateboard

O projeto já deu um salto e esta com uma marca chamada Jam Skateboard, onde já consegue produzir estampas em camisetas com uma estética própria além da produções de shapes que já esta sendo comercializada em alguns pontos da capital gaúcha.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Valorizar e fomentar a Cultura do Skate e Artes Visuais como ferramenta emancipação social e econômica;

- Formar jovens profissionais para o universo do skate;

- Mobilizar empresas e indivíduos para a ação de responsabilidade social, esportiva e cultural;

- Buscar a auto-sustentabilidade do projeto, bem como apoiar às ações que o Centro Social Padre Pedro Leonardi desenvolve;

- Desenvolver uma cultura da fé, solidariedade, trabalho coletivo e valorização da vida.

 

Contato:

jamskateboard@aparecidatinga.com.br

Fone: (51) 984104884

Instagram: @jamskatinga

www.aparecidatinga.com.br


HIGIENE

No Centro Social a higienização faz parte do aprendizado da comunidade carente. Aqui, há banho e roupas limpas para quem necessita. São oferecidos, ainda, cortes de cabelo nas segundas, quartas e sextas.


 SAIBA COMO VOCÊ PODE NOS AJUDAR


Doe, divulgue, compartilhe!